quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Crime Ambiental em Itarema, aluna pesquisadora do IFCE-Acaraú em Ciências Biológicas, denuncia, queimadas em área de manguezais

Indignada!!!
4 anos trabalhando em Áreas de Proteção Permanente - Manguezais- e ontem me deparei com esta sena triste aqui na minha terra, Itarema!
Estão ateando fogo ao Manguezal que fica atrás do Farol, na localidade Farol-Itarema. A área já está bem modificada devido a seca que acomete nosso Alagamar, fazendo com que a água não chegue a este lugar! (???) E como se não bastasse o desmatamento, agora estão queimando! Mas, pra que manguezal, né gente? Itarema não sobrevive dele, né? Itarema é apenas uma cidade no litoral que vive da pesca! E o manguezal só acolhe várias espécies marinhas que necessitam deste ecossistema para se desenvolver, se alimentar, procriar! Besteira! ... Sem falar nos que só residem ali, em meio aquelas raízes e no sedimento! Os bichos se quiserem que achem outro local! Pois é, se fosse fácil assim, eu mesma perderia o "medo" deles e tiraria um por um e os salvaria! Mas infelizmente isto não é possível! Sem falar nas árvores, como salvá-las! Estas estão fixas permanentemente no solo, retiradas apenas pelo trágico desmatamento! Elas são nossos pulmões, nos protegem das ondas, dos ventos! Só existem neste ambiente! São as únicas vivíparas como nós! Seus "frutos" - propágulos - são embriões já formados! Prontos para germinar! Manguezal é vida! E naquela lama com odor terrível, existem inúmeros bichos que são essenciais na manutenção do ecossistema! Espécies que servem de estudo e indicam como estas áreas se comportam, são os bioindicadores! Então, volto a perguntar, pra quê Manguezal???????? 






Fonte: Amanda Lidia de sousa Paula
  IFCE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Cear

Nenhum comentário:

Postar um comentário